Dicas de limpeza para quartos de hotel



Os períodos de férias são os que, normalmente, os hotéis aumentam consideravelmente suas operações. Por esta razão, saber como fazer a limpeza dos quartos de hotel é um fator que diferencia um estabelecimento de outro. Uma limpeza eficiente nos quartos de hotel não faz apenas o hóspede se sentir em casa, mas também interfere diretamente na imagem do estabelecimento.

Mas, nem sempre é fácil entregar os quartos de hotel acolhedores e livres de sujeira. Neste artigo, a Norton Distribuidora preparou para você algumas dicas de como melhorar a qualidade da limpeza dos quartos do seu hotel e, então, oferecer um serviço ainda melhor a seus hóspedes.


Como melhorar a limpeza em quartos de hotel

Faça um cronograma para a limpeza
Um hotel é um ambiente movimentado e amplo. Por isso, é importante ter planejamento quando o assunto é a limpeza dos quartos de hotel. Estes são ambientes que recebem os hóspedes diariamente e, por isso, necessitam de limpeza constante, então é fundamental que haja o desenvolvimento de um cronograma de limpeza para este ambiente. O gestor é responsável por criar este cronograma, distribuir as tarefas e acompanhar o desenvolvimento delas. Neste planejamento, ele também deve determinar quais produtos serão utilizados na tarefa. Realizar este processo aperfeiçoa e garante mais eficiência a limpeza de quartos de hotel.

Crie um ambiente acolhedor
Vale lembrar que é de extrema importância que o hóspede se sinta confortável e acolhido. É preciso que uma boa experiência seja garantida aos hóspedes e isso deve ser pensado durante o planejamento. Portanto, dê sempre preferência a produtos que não causem riscos à saúde ou alergias. E, também esteja atento aos aromas, é fundamental que o cheiro dos produtos não cause desconforto ao hóspede e colabore para fazer dos quartos de hotel ambientes cada vez mais acolhedores.

Substitua os brindes diariamente
Lembre-se de realizar todos os dias a troca dos brindes e mimos que são disponibilizados no quartos de hotel. Xampus, sabonetes, guias turístico e até chocolates devem ser sempre repostos. Oferecer estes brindes é também uma forma de fidelizar os clientes, isso mostra que o hotel tem cuidado com seus hóspedes até nos mínimos detalhes.

Fique atento a todos os detalhes na limpeza
Tratando-se dos quartos de hotel é necessário estar atento a todos os detalhes. Não podem ser deixados rastros de lixo e muito menos haver locais que passaram despercebidos pelos colaboradores. Os funcionários devem ser orientados sempre a cumprir por completo o planejamento de limpeza, que por sua vez, deve estar de acordo com todas as necessidades dos quartos de hotel. Por isso, preste atenção a locais como:

-> tvs, espelhos, abajures e lâmpadas: devem ser sempre desligadas e resfriadas antes de serem limpas, evitando que sejam danificadas;
-> carpetes: devem ser aspirados e limpos com produtos específicos;
-> roupas de cama: devem ser lavadas e substituídas diariamente. É importante utilizar protetores para lençóis e fronhas, a fim de que eles durem por mais tempo e não sejam danificados;
-> armários e mobiliários: a limpeza deve ser feita de acordo com a necessidade e sempre com os produtos adequados;
-> vaso sanitário: devem ser higienizados diariamente e, vale lembrar, que as buchas e escovas utilizadas deverão ser exclusivas para cada higienização;
-> banheiras: devem ser higienizadas a cada troca de hóspede, visando sempre manter os revestimentos da banheira bem conservados.

Conte com uma equipe capacitada
A mão de obra utilizada na limpeza dos quartos de hotel é inteiramente de camareiras. Elas são as responsáveis por executar com eficiência a limpeza, por isso é muito importante ter uma equipe treinada e capacitada. A realização de treinamentos também é fundamental para a eficiência das tarefas, afinal a limpeza de quartos de hotel exige cuidados diferenciados de outros ambientes.

Cuide para que todos os funcionários usem EPIs
O uso de EPIs durante a limpeza de quartos de hotel, e de qualquer outro local, é muito importante, pois ele garante a segurança dos funcionários. Produtos químicos não devem entrar em contato direto com a pele do colaborador. Portanto, garanta que todos usem os EPIs adequados durante a limpeza. A falta destes equipamentos pode gerar, além de danos à saúde do funcionário, multas e processos para a empresa.

Utilize produtos de limpeza adequados
Não dispense o uso de produtos de qualidade na limpeza de seus quartos de hotel. Todos os produtos devem estar devidamente regularizados pela ANVISA e devem conter o rótulo em ótimas condições. É importante também que eles sejam conservados em locais apropriados, uma boa conservação garante que estes produtos permaneçam em plena qualidade.

Procure uma distribuidora de produtos de limpeza no RJ como a Norton Distribuidora
Afinal, a limpeza dos quartos de hotel é uma peça de extrema importância para as pessoas na hora de escolher onde se hospedar. Temos a confiança e o preço que você procura em um fornecedor de material de limpeza. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos produtos, esperamos por você!

Links Úteis:
Materiais de limpeza
Equipamentos de Limpeza
Produtos Químicos
Descartáveis
Coffee Break
 
  • Receba nossas
    Novidades
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual