5 dicas para economizar água na limpeza da empresa




No Brasil, economizar água nunca foi uma das maiores iniciativas das empresas, quando o assunto é sustentabilidade. A escassez de água nunca foi uma preocupação dos brasileiros, até agora. Entre os anos de 2014 e 2015, nosso país passou por uma crise hídrica e cientistas ambientais alertam para uma situação mundial de escassez de água doce nos próximos 50 anos. O que antes era um hábito de poucos, atualmente tem começado a fazer parte da rotina da população brasileira. É importante economizar água não apenas para diminuir os custos, mas principalmente pelo planeta.

Pensando nisso, não só famílias mudaram seus hábitos, mas também corporações. Porém, economizar água na limpeza de empresas , sem interferir na produtividade, nem sempre é uma tarefa fácil. Por esta razão, nós da Norton Distribuidora reunimos, neste artigo, 5 dicas para você que deseja economizar água na limpeza de sua empresa sem comprometer os lucros e muito menos a higiene e o bem estar do ambiente corporativo.

 
Reaproveite a água pluvial
Fazer o reaproveitamento da água da chuva é um dos principais métodos de economizar água em uma empresa, principalmente se a água for reutilizada na limpeza. Este procedimento é simples e barato, além de poder ser útil para a lavagem de pátios e maquinários da empresa.

Para fazer a captação de água pluvial basta que tonéis de captação sejam posicionados em locais estratégicos da empresa. Assim, a água da chuva será conduzida por canaletas até estes recipientes. Os tonéis funcionarão como grandes cisternas, que fornecerão a água necessária para a limpeza da empresa, além de colaborar para o fluxo produtivo. A partir desta técnica, a indústria deixou de gastar 60 milhões de litros de água por mês, além de descontaminar o recurso hídrico de metais pesados.


Mapeie o uso de água
Para que os procedimentos feitos a fim de economizar água sejam assertivos, é importante que você consiga mapear todos os pontos de utilização de água em sua empresa. Ao saber como a água tem sido distribuída e utilizada na sua organização, você será capaz de gerenciar este uso e então definir quais ações para a economizar água serão tomadas.
 


Lavagem a seco
Seja em uma empresa ou em uso doméstico, as mangueiras e tanques destinados a serviços gerais são os piores inimigos de quem busca economizar água. No entanto, muitos práticas de lavagem podem ser adaptadas para a lavagem a seco. Existem empresas altamente especializadas neste tipo de faxina ecológica no mercado. Para se ter noção, uma mangueira gasta mais de 500 litros de água em meia hora de atividade.

Inspeção de vazamentos
Uma única torneira pingando pode gastar 45 litros de água em um dia. O que resulta em cerca de 16.000 litros desperdiçados por ano. Para se ter uma ideia, um buraco do tamanho de uma cabeça de alfinete em um cano resulta em um desperdício de cerca de 3.200 litros de água por dia. Para evitar situações de desperdício é muito importante fazer a inspeção de vazamentos por meio de medidas que deverão ser tomadas. É importante incentivar seus funcionários a avisarem quando notarem alguma situação fora do comum, como manchas de infiltração ou torneiras que estão com defeitos. Trocar os equipamentos antigos por novos também uma forma de evitar infiltrações, pois torneiras, chuveiros e até mesmo canos e aspersores antigos tendem a desregular a passagem de água. Outra recomendação é checar o hidrômetro com regularidade, assim você pode perceber um vazamento antes que conta de água venha mais cara do que o normal.

Trate o esgoto
Durante a crise hídrica em 2014, empresas no sudeste desenvolveram a estratégia de tratar o próprio esgoto e reutilizar a água. Tratar a água e reutilizá-la na limpeza corporativa é uma alternativa incomum, mas útil.

Use produtos de limpeza eficientes
No mercado, já existem diversos produtos de limpeza que podem substituir ou ao menos reduzir o uso de água. Além de que utilizar materiais de qualidade, tais produtos permitem que a limpeza seja feita com eficiência e, logo, não exija a utilização de mais água do que o necessário. Contar com produtos de limpeza eficientes é de extrema importância para economizar água e também deixar os espaços de sua empresa mais limpos e agradáveis.

Para isso, conte com a Norton Distribuidora! Somos uma distribuidora de produtos de limpeza no RJ, que oferece uma grande variedade de produtos, com alta qualidade e preços atrativos. Fazemos entregas em todo o Rio e Grande Rio. Entre em contato conosco para adquirir material de limpeza para sua empresa. Aguardamos por você!
 
  • Receba nossas
    Novidades
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual