10 DICAS PARA MANTER A HIGIENE DO SEU EVENTO IMPECÁVEL



Antes de irmos para as dicas propriamente, é preciso ressaltar a importância em se manter a higiene durante a realização de um evento. Se você está organizando um, certamente haverão muitas pessoas diferentes reunidas, vindas dos mais diferentes lugares, com diferentes hábitos, que permanecerão no mesmo ambiente por algumas horas. Além disso, é claro que haverá muita comida.

Como todos sabemos, onde tem muita comida e gente diferente, é possível haver a propagação de doenças. Por isso, o primeiro motivo em se cuidar da limpeza de eventos é tentar ao máximo garantir a integridade dos participantes.

E segundo, é uma obrigação legal estar em conformidade com os regulamentos sanitários para evitar transtornos posteriores. Por isso, ao se organizar um evento, é preciso seguir um conjunto de políticas, procedimentos de segurança e saneamento para garantir que todos estejam seguros e voltem aos próximos eventos que você organizar.

Antes do evento

Muitas pessoas podem pensar que não. Porém, um dos segredos para ter limpeza e organização durante todo o decorrer de um evento ou comemoração é o planejamento prévio de todas as ações. Por esse motivo, as próximas dicas são para ajudar nos preparativos para a limpeza de eventos.

1. Determine o porte do evento e do espaço

Para todo e qualquer evento a ser realizado, o primeiro passo é saber a quantidade de convidados. Afinal de contas, sem eles, nada acontece! Através do número de pessoas presentes, obviamente, é possível estabelecer o tamanho do local que acomodará todas as pessoas de forma confortável.

Além disso, dependendo do tipo de evento, ainda entra a questão de saber se o local dispõe de todas as condições técnicas necessárias. Por meio desses critérios, é possível estabelecer o porte do evento e do espaço. Só então você saberá o tamanho da equipe de limpeza com a qual precisará contar.

2. Considere a contratação de profissionais em limpeza de eventos

A organização geral do evento já é bastante trabalhosa. Portanto, se puder terceirizar ao menos a parte da limpeza de eventos, você diminuirá bastante seu trabalho. Caso decida deixar essa parte da organização do evento nas mãos de profissionais, tudo o que tange as questões de limpeza ficará por conta deles, como por exemplo:

Tamanho da equipe;
Delegação de tarefas;
Materiais de limpeza;
Manutenção do espaço;
Limpeza ao final do evento.

3. Certifique-se de ter uma equipe completa

Mesmo que você opte por terceirizar a limpeza, é importante certificar-se de que a equipe esteja completa. Assim, você evita a vergonha de apresentar um ambiente desorganizado e insalubre para os participantes durante o evento.

Neste passo, você já sabe quantos convidados ou participantes haverão e qual o porte do espaço. Assim, já consegue identificar o número de pessoas necessárias para a limpeza. Para ambientes como um salão, anfiteatro e hall (onde a limpeza é de simples manutenção), geralmente é necessário uma pessoa a cada 600 m².

4. Divida a equipe por setores

Tendo ciência dos ambientes que farão parte do evento, é importante deixar bem claro para a equipe quem será o responsável por limpar cada setor. Dessa maneira, as tarefas ficam bem divididas e o trabalho será mais eficiente.

Conforme o tópico anterior, considere uma pessoa a cada 600 m² para locais como salões, um para cada banheiro, uma ou duas para o local de preparação dos alimentos, como a cozinha.

Estas pessoas que ficarão na cozinha também podem ser incumbidas de manter e adiantar a limpeza de utensílios, para que não haja acúmulo de atividades ao final do evento .

5. Confira todos o material de limpeza e higiene

Observar se você possui o material de limpeza básico necessário em estoque é tão importante quanto ter uma equipe completa. Para limpeza geral, detergente líquido é suficiente. Mas, se considerar banheiro, já entra água sanitária e desinfetante.

E se colocar na conta que pode haver gordura proveniente de alimentos, você também precisará de um produto desengordurante.

Confira se há sabão e detergente, pano de chão ? pelo menos um para cada setor e o ideal e que sejam de cores diferentes ? vassoura, rodo (grande) e esponjas suficientes. Também estão entre as responsabilidades do pessoal da limpeza prover sabonete líquido, toalhas de papel e papel higiênico para os banheiros.

E caso queira proporcionar um ambiente agradável e perfumado para os convidados do evento, é de grande valia providenciar essências para odorizar os banheiros e, até mesmo, outros espaços. Você pode escolher essências que combinem com o estilo do evento ou dos participantes.

6. Determine quanto de material precisa e onde comprar

Outra questão também importante é determinar a quantidade de material de limpeza que você precisará para fazer toda a manutenção do evento, sem que haja desperdício. Sabendo disso, você pode determinar o melhor local para comprá-lo por melhores preços. Faça vários orçamentos!

Durante o evento

Agora sim! Depois de toda a exaustiva preparação, finalmente chegou a hora tão esperada (pelo menos para os convidados ou participantes). Porém, mesmo para quem trabalhará durante o evento, o momento de pôr a mão na massa é aguardado com muita ansiedade pois é quando se põe em cheque a capacidade do organizador. Então vamos agora às dicas de limpeza para o decorrer do evento.

7. Mantenha a organização e limpeza do espaço

Como já foi definido quem cuidará de cada espaço, manter a limpeza de todos os setores se torna uma tarefa mais eficaz. O essencial é orientar a equipe a recolher tudo o que possa parecer lixo e destoar de um ambiente harmoniosamente limpo.

Desde folhetos e flyers no chão, objetos sobre cadeiras ou materiais descartável no chão e fora do lixo: tudo isso contribui para a desorganização do ambiente. Portanto, deve ser recolhido.

8. Mantenha as mesas organizadas

Não é nada bom sentar-se em uma mesa que estava limpa e organizada e de repente ver aquele monte de guardanapos sujos, copos e pratos extras sobre ela. Por isso, mesmo que recolher esse excesso seja tarefa dos garçons, o pessoal da limpeza também deve ajudar neste serviço. Então dê essa orientação às pessoas que estiverem por conta desses espaços.

9. Mantenha a limpeza dos banheiros

Não há nada mais desagradável do que estar em um local público ou uma festa, dar vontade de usar o banheiro e encontrar um local com: o chão todo molhado, cestos de lixo transbordando de papel higiênico, mau cheiro, pias ensopadas de água e vasos sanitários sem ter dado descarga.

Portanto, é extremamente essencial para a organização de um evento civilizado orientar as pessoas que estejam cuidando dos banheiros para que verifiquem periodicamente estes detalhes. Por isso, é necessário ter um profissional em limpeza que fique por conta de cada banheiro.

10. Confira e reponha o material do banheiro

Além de manter a limpeza e organização do banheiro, o profissional que estiver responsável por esse espaço também deve ser orientado a conferir de tempos em tempos a necessidade de se repor papel higiênico, toalhas de papel e sabonete líquido.

O hábito de lavar as mãos está entre as práticas de higiene que mais evitam propagação de doenças. Por isso, é importante prover os meios para que os participantes do evento possam lavar adequadamente suas mãos.
 
  • Receba nossas
    Novidades
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual